SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2HumanGuide: evidencia de validez de la versión brasileñaHabilidades del psicoterapeuta según supervisores: diferentes perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

GARCIA CONI, Ana  y  VIVAS, Jorge. Exploração da zona de desenvolvimento proximal: comparação entre duas técnicas. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 151-158. ISSN 1676-7314.

Neste trabalho é operacionalizado o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) de Vigotsky por meio de um método de mapeamento de redes semânticas (Distsem). Procurou-se contrastar uma técnica já experimentada (avaliação dinâmica) que permite discriminar, numa determinada população, quais os objetos que se encontram na ZDP, com o método Distsem. Os materiais que incluem elementos geométricos foram aplicados em 46 crianças de 6 e 7 anos de uma escola de Mar del Plata. Os resultados mostram os pontos de convergência e discrepância entre ambas as técnicas; Distsem propõe escalonar as semelhanças e diferenças encontradas em cada série de figuras, enquanto a avaliação dinâmica indaga apenas a relação de maior semelhança. Observa-se que Distsem, uma vez que serve como treinamento das funções potenciais do sujeito, permite impulsionar o seu desenvolvimento cognitivo sem a necessidade de precisar do guia de um perito.

Palabras clave : Método Distsem; Avaliação dinâmica; Funções cognitivas potenciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )