SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Exploração da zona de desenvolvimento proximal: comparação entre duas técnicasEvidência de validade concorrente para o Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

FREITAS, Fernanda Andrade de  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Habilidades do psicoterapeuta segundo supervisores: diferentes perspectivas. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 159-166. ISSN 1676-7314.

Diversas habilidades são necessárias para a atuação do psicólogo nos vários contextos profissionais. O objetivo desse estudo foi investigar as habilidades consideradas mais e menos importantes para os alunos-terapeutas, segundo os supervisores de diferentes perspectivas teóricas. Participaram 10 supervisores, das Abordagens Centrada na Pessoa (ACP), Psicanálise e Comportamental-Cognitiva (ACC). O instrumento de coleta de dados continha 17 habilidades, e solicitava-se aos supervisores que as organizassem de acordo com sua importância. Os supervisores da ACC e os da ACP priorizaram oito habilidades enquanto os da Psicanálise, 13. O grupo de supervisores da Psicanálise foi o que obteve maior concordância. Apenas a habilidade "ter produção científica" foi apontada pela maioria dos supervisores como a menos importante. Percebe-se que as habilidades priorizadas pelos supervisores podem servir de norteadores para que eles obtenham uma avaliação mais objetiva, com base em critérios bem delineados.

Palavras-chave : Formação do psicólogo; Supervisão; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )