SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Habilidades do psicoterapeuta segundo supervisores: diferentes perspectivasCompreensão em leitura e desempenho em escrita de crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CECILIO-FERNANDES, Dario  e  MARIN RUEDA, Fabián Javier. Evidência de validade concorrente para o Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF). Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 167-174. ISSN 1676-7314.

O estudo teve como objetivo procurar evidência de validade concorrente para o Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) por meio da comparação com o Teste Conciso de Raciocínio (TCR). Participaram da pesquisa 78 estudantes universitários da cidade de Aracaju, Sergipe, de ambos os sexos, e com idade variando de 18 a 43 anos. Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva com uma duração aproximada de 20 minutos. Os resultados corroboraram a hipótese aventada, evidenciando correlação positiva e significativa, de magnitude baixa, entre ambos os testes. Quando controlado o efeito da idade, a tendência e magnitude da correlação se manteve. Esse dado forneceu evidência de validade concorrente para o TEACO-FF.

Palavras-chave : Atenção; Inteligência; Evidência de validade; Testes; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )