SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Reading comprehesion and writing performance of the elementary school childrenEvaluation of the relation with the maternal illustration in the CAT-A author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

NIKAEDO, Carolina Cunha; KURIYAMA, Carolina Tiharu  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Avaliação longitudinal de leitura e escrita com testes de diferentes pressupostos teóricos. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 185-193. ISSN 1676-7314.

Diferentes abordagens de ensino de leitura e escrita apresentam pressupostos teóricos distintos para explicar a aquisição destas habilidades. O objetivo deste estudo foi verificar a correlação dos resultados em leitura e escrita entre dois procedimentos de avaliação: quantitativos e qualitativos. 52 crianças, com idade média de 7,1 anos (DP=0,5), matriculadas na 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública foram avaliadas no início e final do ano letivo. Na avaliação quantitativa foram usados: Teste de Competência em Leitura de Palavras, Teste de Compreensão de Sentença Escrita e Teste de Nomeação de Figura por Escrita. A avaliação qualitativa foi conduzida pelos professores que classificavam o desempenho dos alunos em cinco estágios de desenvolvimento de leitura e escrita. Resultados mostraram correlações positivas significativas entre os três instrumentos quantitativos e destes com a avaliação qualitativa dos professores. No entanto, as avaliações dos professores tenderam a superestimar o desempenho de alguns alunos.

Keywords : Leitura; Escrita; Avaliação; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )