SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Avaliação longitudinal de leitura e escrita com testes de diferentes pressupostos teóricosDesempenho em tecnologia e traços de personalidade: estudo de validade com universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de  e  XAVIER, Maria de Fátima. Avaliação da relação com a figura materna no CAT-A. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 195-203. ISSN 1676-7314.

Considerando a necessidade de ampliar a precisão da interpretação para diversos indicadores do CAT-A, esta pesquisa teve como objetivo verificar o grau de concordância entre avaliadores independentes, destacando um aspecto da personalidade freqüentemente abordado no psicodiagnóstico de crianças. Trata-se de indicadores sobre o tipo de relação com a figura materna a serem analisados a partir de critérios previamente estabelecidos, visando melhor confiabilidade dos resultados obtidos com o teste. Participaram dessa pesquisa duas juizas que analisaram 31 protocolos. As avaliadoras eram psicólogas clínicas, com conhecimentos da teoria psicanalítica e bastante prática com a técnica em estudo. Formadas há mais de 10 anos, tinham experiência no atendimento psicológico em psicodiagnóstico e psicoterapia. Fizeram as análises independentes e às cegas quanto ao objetivo dessa pesquisa. Verificou-se a fidedignidade das avaliadoras pela pontuação dos protocolos do teste nos indicadores selecionados. Dessa forma, o escore obtido por todos os sujeitos testados, a partir da análise das duas avaliadoras, possibilitou estimar a precisão por meio de correlação de coincidências. Verificou-se que os índices apresentados pelo Kappa para maioria dos indicadores de relação materna podem ser considerados satisfatórios. Desse modo, constatou-se que a possibilidade de desenvolvimento de um sistema de análise com critérios ainda mais claramente definidos e detalhados permitirá que análises feitas por vários profissionais experientes permitam atingir conclusões bastante semelhantes, evitando-se com isso a interferência excessiva da subjetividade do avaliador na interpretação dos resultados, ponto central dos questionamentos sobre a validade das técnicas projetivas.

Palavras-chave : CAT-A; Técnica projetiva; Precisão; Relação materna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )