SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Evaluación de la relación con la figura materna en el CAT-AReconocimiento de palabras y de auto-concepto en un grupo de niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva  y  ISTOME, Aline Christina. Desempenho em tecnologia e traços de personalidade: estudo de validade com universitários. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 205-214. ISSN 1676-7314.

Os objetivos deste estudo foram buscar evidências de validade da Escala de Desempenho em Tecnologias (EDETEC) para universitários, por meio da correlação com a Escala Fatorial de Realização (EFR) e verificar a influência de gênero, idade e semestre freqüentado para diferentes cursos. Participaram 169 alunos dos cursos de Engenharia (20,7%); Psicologia (14,2%); Enfermagem (47,3%) e Medicina (17,8%) de uma universidade particular do interior paulista. A média de idade dos estudantes foi 23,18 (DP=4,90), e 61,5% eram do sexo feminino. Constataram-se baixas correlações entre os fatores da EDETEC e os da EFR. Ao lado disso, verificaram-se diferenças de médias estatisticamente significativas para todas as facetas da EFR, bem como para escala total, para grupos extremos do escore total da EDETEC. Identificou-se influência do gênero e idade para o desempenho em TIC, uma vez que o curso influencia apenas o desempenho para o fator ferramentas de comunicação. Tais resultados revelam evidências de validade para a EDETEC.

Palabras clave : Desempenho em tecnologia; Personalidade; Traço de realização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )