SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Desempeño en tecnología y rasgos de personalidad: Estudio de validez con universitariosIdentificación de variables de contextos en universitarios del primer año índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

MORAES JUNIOR, Rui de  y  CUNHA, Cláudia Araújo da. Reconhecimento de palavras e de autoconceito num grupo de crianças. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 215-226. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho debruçou-se sobre dois aspectos que influenciam no desempenho escolar: o reconhecimento de palavras (processo de decodificação da palavra realizado por um indivíduo durante a leitura ou escrita) e o autoconceito (percepção que a criança tem de si), que foi estudado nos ambientes pessoal, escolar, familiar e social. A pesquisa objetivou verificar correlações entre o reconhecimento de palavras e o autoconceito. Foi aplicado um instrumento de reconhecimento de palavras e uma escala de autoconceito, coletivamente, em 230 alunos, de ambos os sexos, de 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de duas escolas da rede pública, sendo uma central e a outra periférica, de uma cidade do interior de Minas Gerais. Foi encontrada uma diferença significativa com relação ao sexo, ao autoconceito pessoal, com resultados mais altos relativos às meninas (p = 0,002). A escola central foi expressivamente melhor no teste de Reconhecimento de Palavras (diferença com p = 0), assim como o grupo das meninas também o foram, comparado aos meninos (diferença com p = 0,02). Na escola periférica, o número de erros no reconhecimento de palavras aumenta de forma significativa com o passar das séries estudadas. Por fim, foram encontradas correlações positivas, estatisticamente significantes (com p = 0), entre os resultados do instrumento de reconhecimento de palavras e de todos os ambientes da escala de autoconceito, o que evidencia a influência de variáveis sócio-afetivas no desempenho da leitura e da escrita.

Palabras clave : Avaliação psico-educacional; Autoconceito; Reconhecimento de palavras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )