SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Reconocimiento de palabras y de auto-concepto en un grupo de niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales et al. Identificação de variáveis de contextos em universitários de primeiro ano. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 227-235. ISSN 1676-7314.

Este estudo objetivou identificar variáveis de contextos e motivacionais em universitários que cursam o primeiro ano Participaram do estudo 655 alunos universitários de ambos os sexos, com a média de idade variando entre 20,1 e 28,3, matriculados nas primeiras séries dos cursos: Administração, Gestão de Negócios, Hospitalar, Comércio Exterior, Empresas, Biologia, Ciências Contábeis, Educação Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Normal Superior, Sistema de Informação e Turismo. Utilizou-se como instrumento um questionário contendo 14 questões com itens fechados e um em aberto. As questões se referiam ao custeio do curso, renda familiar, expectativas e motivação para com o curso, aplicado em horário regular das aulas. Os resultados demonstraram que dos 655 alunos avaliados, 501 sentem-se muito satisfeitos com seus cursos e que entre as variáveis avaliadas, o aspecto financeiro foi um grande obstáculo para que muitos pudessem continuar seus estudos na universidade.

Palabras clave : Universitários; Motivação; Cursos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )