SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Análise da produção em Psicologia do Trânsito por meio do PsycINFO (2000-2006) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

PORTO, Ivalina  e  KOLLER, Sílvia H.. Violência contra idosos institucionalizados. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 1-9. ISSN 1676-7314.

Este estudo investigou a visão de violência (maus-tratos e agressões) praticada contra idosos institucionalizados, sob um enfoque bioecológico do desenvolvimento humano (TBDH) de Bronfenbrenner (2005). Quinze idosos (73 a 93 anos; M= 82,27; DP= 5,48), do sexo feminino (n=10) e masculino foram entrevistados sobre dados biossociodemográficos e aspectos relacionados à vitimização por violência. Associada à inserção ecológica (Cecconello & Koller, 2004), a entrevista permitiu constatar a percepção de maus-tratos pelos idosos, como agressões verbais, insultos, negligências, abusos financeiros e com menor incidência, agressões físicas. Uma prática baseada em educação gerontológica mostrou-se evidente, para compreensão do processo de envelhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos na velhice.

Palavras-chave : Violência; Idosos; Instituição; Inserção ecológica; Alunos; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )