SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Análise da produção em Psicologia do Trânsito por meio do PsycINFO (2000-2006)Habilidades lingüísticas no ensino fundamental em escolas públicas e particulares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

GARCIA, Agnaldo  e  PEREIRA, Paula Coimbra da Costa. Amizade na infância: um estudo empírico. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 25-34. ISSN 1676-7314.

A presente pesquisa teve por objetivo investigar diferentes aspectos da amizade de crianças de 7 a 10 anos tendo em vista contribuir para a formulação de um modelo teórico visando à compreensão da amizade como um sistema complexo de relações. Foram entrevistadas 40 crianças (7 a 10 anos). Os resultados referem-se à rede de amigos (incluindo o melhor amigo), à base espacial e temporal, às atividades e comunicação com os amigos, aos processos psicossociais (apoio social, competição, agressão e reconciliação), processos cognitivos e afetivos (percepção dos amigos e do relacionamento e emoções e amizade) e ao desenvolvimento da amizade. Esses aspectos foram discutidos à luz da possibilidade de sua integração em um modelo teórico sobre a amizade na infância. Conclui-se que modelos teóricos amplos da amizade e do relacionamento interpessoal são necessários para orientar a pesquisa na área.

Palavras-chave : Relacionamento interpessoal; Interações; Relações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )