SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Amizade na infância: um estudo empíricoEscolarização, alfabetização e consciência sintática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CUNHA, Neide de Brito  e  SANTOS, Acácia Aparecida Ageli dos. Habilidades lingüísticas no ensino fundamental em escolas públicas e particulares. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 35-44. ISSN 1676-7314.

Este estudo teve por objetivo averiguar as habilidades lingüísticas tal como mensuradas pela Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita (ADAPE), a Escala de Reconhecimento de Palavras e o teste de Cloze. Foi investigada também a variável tipo de instituição, levantando-se a hipótese de que os alunos das escolas públicas teriam mais dificuldades que os das escolas particulares. Participaram 266 crianças, de ambos os sexos, entre 8 e 13 anos, de terceiras e quartas séries, do Ensino Fundamental de escolas públicas, particulares e do SESI, em cidade do interior de São Paulo. O grupo foi classificado com DA média, de acordo com os critérios do ADAPE. Também se evidenciaram problemas quanto ao reconhecimento da grafia correta das palavras e quanto ao Cloze, as crianças ficaram no nível independente. Os resultados permitiram encontrar diferenças significativas entre os tipos de instituição nos escores dos sujeitos, nos três instrumentos.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Compreensão da leitura; Escrita; Dificuldades de aprendizagem; Teste de Cloze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )