SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Habilidades lingüísticas no ensino fundamental em escolas públicas e particularesCompreensão e estratégias de leitura no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MOTA, Márcia da et al. Escolarização, alfabetização e consciência sintática. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 45-51. ISSN 1676-7314.

Este artigo descreve um estudo que investigou o papel da escolarização no desenvolvimento da consciência sintática. Quarenta e três adultos brasileiros divididos em três grupos de acordo com o seu nível de alfabetização participaram do estudo. Eles realizaram três testes de consciência metalingüística: julgamento de sentenças corretas, julgamento de sentenças incorretas e uma tarefa de correção. Os resultados não apresentaram evidências para um efeito da escolarização do desenvolvimento metassintático. No entanto, eles indicam que diferentes níveis de habilidade metalingüísticas são necessários para a realização de diferentes testes de consciência sintática.

Palavras-chave : Alfabetização; Consciência sintática; Desenvolvimento metalingüístico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )