SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Escolarização, alfabetização e consciência sintáticaAdultos jovens portadores de HIV: análise dos processos subjetivos no enfrentamento da doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

PIOVEZAN, Nayane Martoni  e  CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Compreensão e estratégias de leitura no ensino fundamental. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 53-62. ISSN 1676-7314.

O uso eficiente de estratégias de leitura tem sido associado a um melhor desempenho de compreensão em leitura em todos os níveis de escolarização. A proposta deste estudo foi avaliar a compreensão em leitura e o uso de estratégias de leitura em alunos do ensino fundamental. A amostra foi constituída por 67 alunos da 2ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Desses, 50,70% eram do sexo feminino e 49,3% masculino, entre 7 e 13 anos (M= 9,04; DP= 1,38). Utilizarem-se um teste Cloze e a Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura. Os alunos mais velhos e de séries mais avançadas apresentaram melhor desempenho na compressão em leitura e menor uso de estratégias de leitura. O desempenho em compreensão em leitura das meninas foi maior, assim como o uso de estratégias de leitura. A associação entre as variáveis compreensão e o uso de estratégias de leitura foi nula.

Palavras-chave : Estratégias de leitura; Compreensão em leitura; Técnica de Cloze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )