SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Comprensión y estrategias de lectura en la enseñanza primariaConsumo de drogas psicoactivas en adolescentes escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

SEBEN, Gabriela; GAUER, Gabriel Jose Chittó; GIOVELLI, Grazielly Rita Marques  y  VIEIRA, Renata Gastal. Adultos jovens portadores de HIV: análise dos processos subjetivos no enfrentamento da doença. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 63-72. ISSN 1676-7314.

Este estudo procura investigar de que forma adultos jovens portadores do vírus HIV, em processo de tratamento anti-retroviral, pensam e encaram o problema da AIDS. A partir de uma abordagem qualitativa, torna-se possível problematizar questões subjetivas relativas a preconceito, exclusão social, métodos preventivos, enfrentamento da doença e adesão ao tratamento, entre outros temas referentes ao ser e sentir-se portador. Procura-se analisar quais são as perspectivas de vida desses sujeitos e, se constatadas, quais mudanças, físicas ou psíquicas, ocorreram a partir da adesão ao tratamento medicamentoso. A pesquisa mostrou que os sujeitos têm uma expectativa positiva ante o tratamento com anti-retrovirais. A possibilidade de uma melhor qualidade de vida no que se refere à longevidade e aos aspectos físicos e/ou psíquicos é o ponto fundamental, apesar dos possíveis efeitos colaterais que o tratamento pode causar.

Palabras clave : HIV/AIDS; Tratamento antiretroviral; Perspectivas de vida/enfrentamento da doença; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )