SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Adultos jovens portadores de HIV: análise dos processos subjetivos no enfrentamento da doençaO Modelo Múltipla Escolha e sua utilidade para a redução dos distratores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SENGIK, Aline Sberse  e  SCORTEGAGNA, Silvana Alba. Consumo de drogas psicoativas em adolescentes escolares. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 73-80. ISSN 1676-7314.

Este estudo investigou a prevalência do consumo de drogas psicoativas e o uso de medicamentos sem orientação médica em adolescentes de escolas públicas e privadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram 178 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos, entre 14 e 19 anos de idade. O instrumento utilizado foi um questionário de avaliação do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), de autopreenchimento, que foi adaptado, sendo constituído por 15 questões. Os resultados evidenciaram que as substâncias mais consumidas foram: maconha (10,7%), anfetamínicos (7,3%), ansiolíticos (3,4%), solventes (2,2%), anabolizantes (1,7%), cocaína (1,7%) e alucinógenos (1,1%). O relevante índice de usuários de maconha, bem como a facilidade com que o universo da droga se espalha, leva à necessidade de novas pesquisas e programas de intervenção para um trabalho mais adequado com essa população.

Palavras-chave : Drogas ilícitas; Psicotrópicos; Adolescentes; Pesquisas epidemiológicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )