SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Consumo de drogas psicoativas em adolescentes escolaresAdaptação do Teste Pictórico de Memória para avaliação da memória de trabalho em musicistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

ABAL, Facundo Juan Pablo et al. O Modelo Múltipla Escolha e sua utilidade para a redução dos distratores. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 81-87. ISSN 1676-7314.

A redução dos distratores pode ser uma ferramenta útil para melhorar a qualidade psicométrica de um teste ou reduzi-lo sem que a validade de conteúdo seja prejudicada. O objetivo deste trabalho é apresentar critérios para a redução dos distratores surgidos da análise das curvas características de um modelo da Teoria de Resposta ao Item: A Múltipla Escolha de Thissen e Steinberg (1997). Foram registrados possíveis comportamentos inadequados dos distratores em dois grupos: curva crescente e curva horizontal. Estas categorias permitem decidir qual a alternativa que é possivel eliminar, baseado no grau de inadequação do funcionamento do distrator. Este procedimento permite ter um conjunto de opções mais homogêneo e mais plausível. Se discute as vantagens de fazer implementações destes critérios em diferentes etapas de elaboração e adaptação de um teste.

Palavras-chave : Análise de distratores; Análise de itens; Teoria de resposta ao item; Modelo Multiple Choice; Modelo de Thissen y Steinberg.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )