SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The Multiple Choice Model and its usefulness to reduce distractorsSenses of work and tacit knowledge: study case in a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

TORMIN, Malba Cunha; CUNHA, Cláudia Araújo da  and  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Adaptação do Teste Pictórico de Memória para avaliação da memória de trabalho em musicistas. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 89-98. ISSN 1676-7314.

As habilidades musicais requerem desenvolvimento de memórias visuo-espacial e verbal, que podem ser estudadas por meio do modelo de memória de trabalho de Alan Baddeley. Esse estudo utiliza adaptações no Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M), com o objetivo de avaliar memórias visuo-espaciais e fonológicas de estudantes de música por meio de tarefas de recordação. A pesquisa foi realizada com alunos do curso técnico de música de um conservatório de música de Minas Gerais, totalizando 41 participantes de ambos os sexos e faixa etária entre 14 a 57 anos. Os resultados mostraram que houve melhor desempenho na recordação quando a tarefa não exigiu a localização do objeto, que o estímulo mais recordado foram palavras escritas comparativamente aos mesmos estímulos apresentados em forma de desenho e que houve diferenças no desempenho dos alunos em relação à memória visuo-espacial.

Keywords : Memória de trabalho; Teste Pictórico de Memória; Testes de memória visuo-espacial e verbal; Estudantes de música.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )