SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Adaptação do Teste Pictórico de Memória para avaliação da memória de trabalho em musicistasO corpo no autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

COUTINHO, Maria Chalfin; DIOGO, Maria Fernanda  e  JOAQUIM, Emanuelle de Paula. Sentidos do trabalho e saber tácito: estudo de caso em universidade pública. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 99-108. ISSN 1676-7314.

Dentro do quadro de transformações nas relações de trabalho observado nas últimas décadas, podem-se destacar aquelas decorrentes da crise do Estado e suas implicações para os trabalhadores públicos. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos ao trabalho por servidores técnico-administrativos de uma universidade pública. Foram entrevistados 12 trabalhadores que atuam na manutenção. A análise de conteúdo do material coletado possibilitou a sua organização em quatro categorias, das quais são apresentadas aqui duas: sentidos do trabalho e conhecimento adquirido na prática. Os entrevistados associaram o saber à prática profissional adquirida pela tutoria dos colegas mais antigos. Os servidores atribuíram sentidos positivos aos seus trabalhos, tais como: estabilidade profissional bem como sustento pessoal e familiar. Os participantes relataram que os usuários, muitas vezes, ignoram ou consideram que suas atividades interferem na rotina da universidade. Entretanto, consideram seus desempenhos como base para as atividades fins da instituição.

Palavras-chave : Servidores públicos; Sentidos do trabalho; Conhecimento tácito; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )