SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Parâmetros psicométricos do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test: MSCEIT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra  e  DIAS, Natália Martins. Habilidades de linguagem oral e sua contribuição para a posterior aquisição de leitura. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 135-144. ISSN 1676-7314.

Diante da importância da linguagem oral para posterior alfabetização, esta pesquisa investigou as relações entre habilidades da linguagem oral, avaliadas na pré-escola, e competência de leitura, avaliada ao término da 1ª série. Participaram 27 crianças, com idade média de 5 anos ao início do estudo, avaliadas na pré-escola em Prova de Consciência Fonológica por produção Oral (PCFO), Prova de Consciência Sintática (PCS), Teste de Discriminação Fonológica, Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras (TRPP), Teste Infantil de Nomeação, Teste de Conhecimento de Letras (TCL) e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody; e avaliadas na 1ª série no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras. Conforme análise de regressão, desempenhos em PCFO, TCL e TRPP exerceram efeito significativo sobre competência de leitura avaliada um ano depois, corroborando as relações entre linguagem oral e leitura, e evidenciando a consciência fonológica como melhor preditora de sucesso na aquisição da linguagem escrita.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Linguagem oral; Leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )