SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Oral language skills and its contribution to ulterior reading competenceCorrelation between family support, mental health and irrational beliefs in an elderly religious group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

JESUS JUNIOR, Adauto Garcia de  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Parâmetros psicométricos do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test: MSCEIT. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 145-153. ISSN 1676-7314.

O presente estudo se propôs a investigar evidências de validade e precisão do Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT, um instrumento de avaliação da Inteligência Emocional, por meio de análise fatorial e coeficiente Alpha de Cronbach. A amostra de sujeitos consistiu de 191 alunos universitários, provenientes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma instituição particular do interior do estado de São Paulo. O material utilizado foi aplicado em uma sessão coletiva em grupos separados por seus cursos. O índice total de precisão do MSCEIT foi de 0,90, indicando consistência satisfatória. A análise fatorial pelo método de rotação Varimax apresentou três fatores principais, responsáveis por 61,5% da variância dos escores dos diferentes subtestes, resultado que sugere aparente desacordo com o modelo de 2 e 4 fatores defendidos pelos autores do instrumento, mas que pode ser explicado em relação aos índices de precisão de seus subtestes.

Keywords : Inteligência emocional; Parâmetros psicométricos; Validade de construto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )