SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Habilidades de linguagem oral e sua contribuição para a posterior aquisição de leituraCorrelação entre suporte familiar, saúde mental e crenças irracionais em idosos religiosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

JESUS JUNIOR, Adauto Garcia de  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Parâmetros psicométricos do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test: MSCEIT. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 145-153. ISSN 1676-7314.

O presente estudo se propôs a investigar evidências de validade e precisão do Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT, um instrumento de avaliação da Inteligência Emocional, por meio de análise fatorial e coeficiente Alpha de Cronbach. A amostra de sujeitos consistiu de 191 alunos universitários, provenientes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma instituição particular do interior do estado de São Paulo. O material utilizado foi aplicado em uma sessão coletiva em grupos separados por seus cursos. O índice total de precisão do MSCEIT foi de 0,90, indicando consistência satisfatória. A análise fatorial pelo método de rotação Varimax apresentou três fatores principais, responsáveis por 61,5% da variância dos escores dos diferentes subtestes, resultado que sugere aparente desacordo com o modelo de 2 e 4 fatores defendidos pelos autores do instrumento, mas que pode ser explicado em relação aos índices de precisão de seus subtestes.

Palavras-chave : Inteligência emocional; Parâmetros psicométricos; Validade de construto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )