SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Correlação entre suporte familiar, saúde mental e crenças irracionais em idosos religiososProdução científica sobre o Teste Gestáltico Viso-Motor de Bender entre 1999 e 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

RUEDA, Fabián Javier Marín  e  GURGEL, Marina Gasparoto do Amaral. Evidências de validade relativas ao contexto do trânsito para o Teste de Atenção Concentrada - TEACO-FF. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 165-172. ISSN 1676-7314.

O objetivo da pesquisa foi verificar possíveis diferenças no Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) em função da escolaridade, do tipo de avaliação psicológica pericial, em função da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pelo fato de exercer atividade remunerada ou não relacionada ao ato de dirigir. Para isso participaram um total de 698 pessoas dos estados da Bahia e de Sergipe. A idade variou de 18 a 58 anos, sendo 374 eram homens e 324 mulheres. A escolaridade foi do ensino fundamental incompleto até cursos de pós-graduação. As aplicações ocorreram em clínicas credenciadas pelo Detran de cada estado e por psicólogos que possuíam curso de Perito Examinador. Ainda, o instrumento foi respondido de forma coletiva por estudantes de uma universidade particular do estado de Sergipe. Os resultados sugeriram que seria necessária a criação de normas específicas em função da escolaridade, do tipo de avaliação procurada (obtenção, renovação ou mudança de categoria da CNH), do tipo de CNH procurada (categoria A, AB, B, C, D ou E), e em função de exercer atividade remunerada ou não, uma vez que os seus resultados no TEACO-FF apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Dessa forma, evidências de validade relativas ao contexto do trânsito foram verificadas para o TEACO-FF.

Palavras-chave : Atenção; Trânsito; Psicologia do trânsito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )