SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Evidências de validade relativas ao contexto do trânsito para o Teste de Atenção Concentrada - TEACO-FFPropensão para inovar e criatividade: um estudo com adultos trabalhadores portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; GAINO, Silvana Batista  e  MEIRELES, Everson. Produção científica sobre o Teste Gestáltico Viso-Motor de Bender entre 1999 e 2008. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 173-181. ISSN 1676-7314.

O presente estudo investigou a produção científica sobre o Bender, entre os anos de 1999 e 2008. Foram focalizados 10 periódicos, dos quais 18 artigos foram analisados com base nos seguintes critérios: quantidade de artigos publicados por revista e por ano; distribuição da produção por origem; natureza da autoria e gênero dos autores; distribuição do tipo de trabalho; contextos nos quais o instrumento tem sido aplicado e, por fim, as relações com outros construtos. Os dados evidenciaram um aumento das publicações nos últimos três anos, sendo 2007 o ano com maior número de artigos. Observou-se que o relato de pesquisa foi a forma mais utilizada e que o sudeste foi a região que mais publicou nesse período. Houve ainda a predominância da autoria múltipla e feminina e de pesquisas que associaram outros testes ou escalas ao Bender e, portanto, relações com outros construtos.

Palavras-chave : Metaciência; Bibliometria; Qualidade das publicações; Psicologia; Periódicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )