SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Produção científica sobre o Teste Gestáltico Viso-Motor de Bender entre 1999 e 2008Um estudo da interação professor-aluno a partir da análise do processo de construção de conhecimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

ALMEIDA, Leonor; NOGUEIRA, Sara Ibérico  e  SILVA, Joana Miranda da. Propensão para inovar e criatividade: um estudo com adultos trabalhadores portugueses. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 183-196. ISSN 1676-7314.

No presente estudo pretende-se avaliar e caracterizar os níveis de propensão para inovar e de criatividade de indivíduos em contexto organizacional atendendo às suas habilitações literárias, idade e género. Ainda, procurou-se identificar se existe alguma correlação entre as variáveis, criatividade e propensão para inovar, em estudo. A amostra recolhida é uma amostra de conveniência constituída por 211 sujeitos (84 do sexo masculino e 127 do sexo feminino), com idades entre os 18 e 59 anos, de uma Organização da Administração Pública. Neste estudo foram utilizados dois instrumentos diferentes, o TCT - DP (Test for Creative Thinking-Drawing Production), desenvolvido por K. Urban e H. Jellen (1996) e o Individual Innovativeness (II), desenvolvido por H. Hurt, K. Joseph e C. Cook (1977). O teste de diferenças de médias entre homens e mulheres mostrou-se estatisticamente significativo para os valores totais de Criatividade e de Propensão para inovar. Essas diferenças indicaram que os homens são em média mais criativos e possuem maior propensão para inovar. Também a idade produziu um efeito significativo sobre a Criatividade e a Propensão para inovar, uma vez que os participantes com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos são em média mais criativos do que os participantes mais velhos (45-64). As comparações entre os grupos indicam, genericamente, diferenças significativas a favor dos dos grupos com níveis mais elevados. Apesar de significativa, a correlação entre a Criatividade e a Propensão para inovar é fraca, o que sugere uma ausência de relação entre ambas as medidas.

Palavras-chave : Propensão para inovar; Inovação; Criatividade; Pensamento divergente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )