SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Um estudo da interação professor-aluno a partir da análise do processo de construção de conhecimentosCompreensão em leitura e capacidade cognitiva: estudo de validade do teste Cloze Básico - MAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

VICTORIA, Mara Sizino da  e  SOARES, Adriana Benevides. Avaliação do Teste de Associação Implícita numa amostra de estudantes de Psicologia. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 211-218. ISSN 1676-7314.

O objetivo deste estudo foi analisar a estabilidade temporal do Teste de Associação Implícita-Ansiedade (TAI-Ansiedade) pelo método teste-reteste, índice de fidedignidade. O teste foi administrado duas vezes em 51 estudantes de Psicologia com a diferença de uma semana. Foi analisado o coeficiente de consistência interna, o alfa de Cronbach do teste e do reteste, a correlação entre o teste e reteste, além da correlação do TAI-Ansiedade com duas medidas de auto-avaliação, o IDATE (Inventário de Ansiedade Traço) e o BAI (Inventário de Ansiedade de Beck). Os resultados demonstraram um Cronbach entre 0,73 e 0,87, correlação significativa entre o teste e reteste e correlação fraca, entre 0,06 e 0,11 para o TAI, IDATE e BAI. Os dados também foram submetidos à análise fatorial por meio do programa de Análise Paralela e do MAP (Minimum Average Partial), identificando duas dimensões: auto-referência e o ansiedade.

Palavras-chave : Ansiedade; Teste de Associação Implícita; IDATE; BAI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )