SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Avaliação do Teste de Associação Implícita numa amostra de estudantes de PsicologiaPsicologia da saúde e criança hospitalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  e  ISTOME, Aline Christina. Compreensão em leitura e capacidade cognitiva: estudo de validade do teste Cloze Básico - MAR. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 219-228. ISSN 1676-7314.

O presente estudo buscou evidências de validade para o Teste Cloze Básico - MAR por meio da correlação com WISC III. Participaram 52 alunos entre 9 e 15 anos que freqüentavam regularmente a 4ª série (82,7%) e a 5ª série (17,3%) do ensino fundamental de escola paulista, sendo 53,85% do sexo feminino. Foi aplicado o Teste de Cloze Básico-Mar coletivamente na primeira sessão em sala de aula e o WISC III, individualmente na segunda e terceira sessões. Os resultados revelaram correlações altas e muito significativas para todos os QI do WISC III com desempenho em compreensão em leitura o que é uma evidência de validade para o Teste de Cloze Básico - MAR. Constataram-se diferenças significativas de desempenho em compreensão por gênero, sendo os escores das meninas maiores que dos meninos. A análise de regressão entre as provas possibilitou identificar que QI Compreensão verbal e QI Resistência à distração predizem a compreensão em leitura.

Palavras-chave : Psicometria; Dificuldades de aprendizagem; Inteligência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )