SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Comprensión en lectura y capacidad cognitiva: estudio de validez del Teste Cloze Básico - MARJuicios morales de niños y adolescentes sobre ausencia de generosidad y punición índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

CALVETT, Prisla Ücker; SILVA, Leonardo Machado da  y  GAUER, Gabriel José Chittó. Psicologia da saúde e criança hospitalizada. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 229-234. ISSN 1676-7314.

O presente artigo discute aspectos relacionados à humanização na assistência da criança hospitalizada. Destaca-se a atenção em Unidade de Tratamento Intensivo na qual a criança encontra-se restrita ao leito, sendo necessário que os psicólogos estimulem o desenvolvimento afetivo da criança e da equipe com esta. Também no fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a recuperação e a participação ativa da mesma. Entende-se que essa unidade trata do cuidado à vida, no intuito da melhoria da qualidade de vida do paciente e por este motivo, deve buscar uma ação e visão humanizada da assistência neste ambiente. Dessa forma, torna-se fundamental que os profissionais da saúde que atuam em ambiente hospitalar estejam voltados para o ofício do cuidado à saúde, bem como lidar com o processo saúde-doença e nascimento-morte. O cuidado humanizado torna-se então uma prática ainda a ser desenvolvida pela equipe na atenção à saúde da criança e sua família.

Palabras clave : Psicologia da saúde; Humanização; Criança hospitalizada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )