SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Juízos morais de crianças e adolescentes sobre ausência de generosidade e puniçãoEstudo bibliométrico da produção brasileira na interface da psicologia com espiritualidade-religiosidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

RAAD, Alexandre José; CARDOZO, Aline Maria; NASCIMENTO, Marília Almeida  e  ALVES, Gledson Lima. A ansiedade no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 245-249. ISSN 1676-7314.

Este estudo teve o propósito de investigar a relação que a ansiedade poderia ter sobre os pleiteantes à Carteira Nacional de Habilitação, assim como verificar a partir de que nível a ansiedade poderia passar a ser um fator determinante ou não para a reprovação. Utilizou-se a Escala de Ansiedade do Inventário de Beck (BAI) em 54 respondentes de ambos os sexos, e diferentes faixas etárias e escolarização. Os resultados evidenciaram que na prova teórica, a aprovação ou não esteve mais associada ao nível de escolaridade. No que tange à prova prática para obtenção da CNH, pode-se perceber que a ansiedade esteve mais relacionada com a aprovação ou não, e quanto maior os níveis de ansiedade maiores foram as reprovações.

Palavras-chave : Ansiedade; Avaliação psicológica; Motoristas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )