SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A ansiedade no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

JARROS, Rafaela Behs; DIAS, Hericka Zogbi J.; MULLER, Marisa Campio  e  SOUSA, Paulo Luis Rosa. Estudo bibliométrico da produção brasileira na interface da psicologia com espiritualidade-religiosidade. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 251-258. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho apresenta uma revisão bibliométrica da produção brasileira na interface psicologia espiritualidade-religiosidade, no período de 1998 a 2006. Para isso definimos temas (psicologia e espiritualidade/religiosidade) e termos de buscas ("religiosidade" e "psicologia", "espiritualidade" e "psicologia", e "espiritualidade" e "religiosidade") realizadas em bases de dados de artigos e periódicos científicos on-line, de acesso gratuito e privado, além da busca manual, realizada nas bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS e da Universidade Católica de Pelotas, UCPel. Foram priorizados periódicos classificados como QUALIS Nacional A, B e C, e os Locais. Os resultados apontam que até 2006 os dados da produção brasileira na interface psicologia espiritualidade/religiosidade menores em relação ao total da produção. No entanto, esse número cresce a partir do referido período. Assim, consideramos o panorama da produção como crescente, uma informação bastante relevante, em função do importante papel da dimensão espiritual-religiosa no desenvolvimento pessoal.

Palavras-chave : Estudo bibliométrico; Religiosidade; Espirutialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )