SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Textos de mulheres para dizerem seu corpo e sua sexualidade: discurso inovador ou estereotipado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

NOVAES, Joana de Vilhena. Spoken self-portrait: Constructions and desconstructions of the self. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 131-147. ISSN 1677-0358.

O presente artigo tem como objetivo desenvolver algumas articulações entre o fenômeno social do culto ao corpo na sociedade de consumo e a exposição intitulada “Auto-retrato falado” que trata de refletir e, simultaneamente, brincar com os processos em torno da construção da imagem de si. É também nossa intenção analisar os aspectos extremamente contemporâneos desta mostra, muito afinada com as formas de subjetivação atuais, em que o corpo assume um lugar de destaque. Tendo observado que muitas mulheres não conseguiram encarar esta experiência apenas como lúdica, discute-se o aprisionamento em ideais estéticos incompatíveis com a própria imagem. Atreladas a um ideal de beleza, saúde e juventude o corpo, ao invés de lócus também do prazer, torna-se extremamente persecutório.

Palavras-chave : Self-picture; Body; Body image; Youth; Beauty.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License