SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Auto-retrato falado: Construções e desconstruções de siAs lógicas dos corpos na pós-modernidade: incidências clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

KRAENKER, Sabine. Textos de mulheres para dizerem seu corpo e sua sexualidade: discurso inovador ou estereotipado?. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 148-160. ISSN 1677-0358.

Nos anos 70, muitas mulheres irão se manifestar. O que elas têm em comum é o desejo de vivenciar um reencontro com o seu corpo, seu imaginário, seu inconsciente, dos quais se sentem despossuídas por uma cultura que as censura (Marie Cardinal, Hélène Cixous, Benoîte Groult, Marguerite Duras…). Nos anos 90, a mulher se manifesta não apenas para dizer seu corpo, mas também a sua sexualidade. Passion simple (1992) de Annie Ernaux marca uma data importante nessa virada de década. Gostaria, a partir de obras de mulheres reconhecidas (Christine Angot, Karin Bernfeld, Catherine Cusset, Annie Ernaux, Camille Laurens, Catherine Millet, Marie Nimier, Alina Reyes, Isabelle Rossignol), analisar a expressão do corpo apresentada em seus textos e tentar mostrar como o corpo contemporâneo descrito nas obras é, em grande parte, específico da época e da cultura nas quais vivemos e da sua ordem moral. Doravante, a mulher fala de sua vida sexual de maneira direta e crua. O que pode parecer audácia ou o que foi audácia pode também, a parti de então, correr o risco de tornar-se estereótipo ou clichê.

Palavras-chave : Textos de mulheres; Corpo; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Francês

 

Creative Commons License