SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Textos de mulheres para dizerem seu corpo e sua sexualidade: discurso inovador ou estereotipado?A prática da letra e o gozo feminino em O livro de cabeceira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versión On-line ISSN 1677-0358

Resumen

CHRISTAKI, Angélique. As lógicas dos corpos na pós-modernidade: incidências clínicas. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 161-175. ISSN 1677-0358.

Baseamo-nos na idéia que a questão do corpo e dos seus destinos é fundamental no campo da clínica psicanalítica. É verdade que o corpo, na psicanálise, não coincide nem com aquele das artes plásticas, nem com o corpo como pura virtualidade, assim como ele se manifesta em determinadas produções culturais atuais. Porém, acreditamos que os status destes corpos, por mais heteróclitos que eles sejam, se encontram em estreita dialetização e se esclarecem mutuamente. Assim, temos observado, já por algumas décadas, uma presença insistente do corpo na imagem e na arte. O que se mostra ao olho do espectador é, muitas vezes, corpos dessexuados, mutilados, escarificados, em efração. Frente a essas intrusões constantes que determinadas modalidades de expressão põem em cena, outras produções culturais impõem, através da Internet, o corpo como pura virtualidade. Propomos discutir a hipótese que defende que o gesto, às vezes extremo, do artista mostra e propõe o que a cultura se recusa a ver por meio da forclusão: o destino do corpo como mortal e sexuado. Do mesmo modo, o corpo virtual, corpo imaterial, onipresente, se apresenta como uma aparição fantômica, intrusiva, que responde, no fundo, à mesma lógica de efração que se encontra em determinadas correntes artísticas como o acionismo vienense, o body art.

Palabras clave : Corpo; Pulsão; Sexualidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Francés

 

Creative Commons License