SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The practice of the letter and the feminine enjoyment in The pillow bookCritical phenomenology of depression in Brazil, Chile and the United States author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

On-line version ISSN 1677-0358

Abstract

BESSET, Vera Lopes. Luto e angústia: questões em torno do objeto. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 185-192. ISSN 1677-0358.

Em seu texto sobre o luto e a melancolia, Freud, afirma que o luto é, geralmente, a reação frente à perda de um objeto caro ao sujeito. Algumas pessoas, registra, reagem a isso com o luto e outras com a melancolia. Interessa-lhe, nesse momento, saber como isso se dá. Para nós, trata-se de investigar por que, como em alguns casos que acompanhamos, alguns sujeitos apresentam angústia, e não luto ou melancolia, como reação à perda do objeto amado. Nesses casos, e focalizamos um em particular aqui, nossa hipótese é que a perda desvela o que o amor mantinha velado. Para tanto, partimos da premissa, lacaniana, de que a angústia é um afeto que não engana. Sendo assim, interrogamo-nos sobre o estatuto do objeto que estaria em questão nessa perda. É da perda de um objeto de amor que se trata aí ou, como é possível supor, da perda de uma posição de gozo, de satisfação pulsional?

Keywords : Luto; Angústia; Amor; Objeto.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License