SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A prática da letra e o gozo feminino em O livro de cabeceiraFenomenologia crítica da depressão no Brasil, Chile e Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

BESSET, Vera Lopes. Luto e angústia: questões em torno do objeto. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 185-192. ISSN 1677-0358.

Em seu texto sobre o luto e a melancolia, Freud, afirma que o luto é, geralmente, a reação frente à perda de um objeto caro ao sujeito. Algumas pessoas, registra, reagem a isso com o luto e outras com a melancolia. Interessa-lhe, nesse momento, saber como isso se dá. Para nós, trata-se de investigar por que, como em alguns casos que acompanhamos, alguns sujeitos apresentam angústia, e não luto ou melancolia, como reação à perda do objeto amado. Nesses casos, e focalizamos um em particular aqui, nossa hipótese é que a perda desvela o que o amor mantinha velado. Para tanto, partimos da premissa, lacaniana, de que a angústia é um afeto que não engana. Sendo assim, interrogamo-nos sobre o estatuto do objeto que estaria em questão nessa perda. É da perda de um objeto de amor que se trata aí ou, como é possível supor, da perda de uma posição de gozo, de satisfação pulsional?

Palavras-chave : Luto; Angústia; Amor; Objeto.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License