SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Luto e angústia: questões em torno do objetoAs múltiplas faces da violência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versión On-line ISSN 1677-0358

Resumen

MOREIRA, Virginia. Fenomenologia crítica da depressão no Brasil, Chile e Estados Unidos. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 193-218. ISSN 1677-0358.

Este estudo tem como objetivo compreender o significado da experiência vivida da depressão no Brasil, Chile e Estados Unidos, enfocando possíveis variações culturais que possam contribuir para o seu entendimento transcultural. Entre 2000 e 2004, 72 adultos com depressão ou registros clínicos de depressão (n=30 em Fortaleza, n=22 em Santiago, n=20 em Boston) foram submetidos a entrevistas fenomenológicas que investigaram a descrição da experiência vivida de depressão. Os resultados mostram que, ainda que não haja variação na sintomatologia entre os três países, a experiência vivida associada a estes sintomas varia de acordo com os diferentes processos culturais subjetivos que são característicos de cada cultura. Concluindo, estilos de vida contemporâneos, juntamente com algumas mudanças culturais, inclusive opressão econômica e psicossocial, contribuem para o surgimento e manutenção da depressão.

Palabras clave : Depressão; Fenomenologia Crítica; Transcultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés

 

Creative Commons License