SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Fenomenologia crítica da depressão no Brasil, Chile e Estados UnidosEspaço real, espaço simbólico e os medos infantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

SILVA, Rosane de Abreu e. As múltiplas faces da violência. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 219-228. ISSN 1677-0358.

O presente trabalho faz parte da pesquisa intitulada "Delinqüência Juvenil: um modelo de avaliação clínica voltado à aplicação de medidas socioeducativas", desenvolvido em cooperação entre o Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Clínica da Universidade de Provence e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada na Casa de Internação Provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo   FASE, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, tendo como objetivo elaborar um modelo específico de avaliação clínica para adolescentes infratores e buscar as invariantes psicopatológicas na questão da delinqüência. No presente texto, faremos algumas reflexões sobre os modos de subjetivação de jovens com práticas de violência. Através de estudo do caso de um adolescente que encontramos em internação provisória, abordaremos as múltiplas faces da violência decorrentes de falhas na formação de um objeto psíquico e da função paterna.

Palavras-chave : Adolescência; Violência; Objeto psíquico; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License