SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Espaço real, espaço simbólico e os medos infantisQuando qualquer semelhança não é mera coincidência: o lugar da construção de caso na pesquisa psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versión On-line ISSN 1677-0358

Resumen

PERES, Sávio Passafaro  y  MASSIMI, Marina. O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba”. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 238-252. ISSN 1677-0358.

Este artigo procura reconhecer e avaliar a concepção de loucura no romance Quincas Borba, de Machado de Assis. Para isso, analisamos o desenvolvimento da loucura em Rubião, o protagonista do romance. As análises foram feitas em duas etapas. Em primeiro momento, comparamos as concepções de loucura presentes no romance com as teorias de psiquiatras do século XIX. Em um segundo momento, buscamos compreender a loucura tendo como parâmetro a própria obra do autor, apoiando nas idéias presentes no conto "O espelho". O resultado das análises é que Machado de Assis não apenas se apropriou das teorias psiquiátricas da época, como foi além tratando a loucura dentro da dinâmica do homem com o seu meio social.

Palabras clave : História da Psicologia; Loucura; Literatura e Psicologia; História da Psicopatologia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License