SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The concept of madness in the novel “Quincas Borba” of Machado de Assis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

On-line version ISSN 1677-0358

Abstract

KRAENKER, Sabine. Quando qualquer semelhança não é mera coincidência: o lugar da construção de caso na pesquisa psicanalítica. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 253-259. ISSN 1677-0358.

Esse artigo pretende esclarecer a especificidade da construção do caso clínico na pesquisa psicanalítica. A pesquisa em psicanálise é um percurso que se inicia por um enigma e é finalizado em uma construção metapsicológica. Esse enigma é suscitado no psicanalista pelo que o afeta em sua clínica e coloca-o a transformar sua vivência em uma elaboração a posteriori - construção metapsicológica. O caso clínico é uma construção ficcional necessária que apresenta sua singularidade e possui uma metapsicologia - referência à generalização. Para que um caso clínico se torne uma metapsicologia ele deve ser avalizado pelo Outro - referência à alteridade - representado pela comunidade de pesquisadores, na universidade.

Keywords : Caso clínico; Metapsicologia; Outro.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License