SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O conceito de loucura no romance de Machado de Assis “Quincas Borba” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

KRAENKER, Sabine. Quando qualquer semelhança não é mera coincidência: o lugar da construção de caso na pesquisa psicanalítica. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 253-259. ISSN 1677-0358.

Esse artigo pretende esclarecer a especificidade da construção do caso clínico na pesquisa psicanalítica. A pesquisa em psicanálise é um percurso que se inicia por um enigma e é finalizado em uma construção metapsicológica. Esse enigma é suscitado no psicanalista pelo que o afeta em sua clínica e coloca-o a transformar sua vivência em uma elaboração a posteriori - construção metapsicológica. O caso clínico é uma construção ficcional necessária que apresenta sua singularidade e possui uma metapsicologia - referência à generalização. Para que um caso clínico se torne uma metapsicologia ele deve ser avalizado pelo Outro - referência à alteridade - representado pela comunidade de pesquisadores, na universidade.

Palavras-chave : Caso clínico; Metapsicologia; Outro.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License