SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Corps contemporains. Création et faits de culture: Le corps extrême: corps inhumain, corps posthumain ou corps trop humain?Teorizações contemporâneas do preconceito: uma perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versión On-line ISSN 1677-0358

Resumen

WAINTRATER, Régine. O corpo da velhice na cultura contemporânea. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 19-31. ISSN 1677-0358.

O autor quer demonstrar, por meio da análise das produções de mídias atuais, pintura, literatura, mas também através da análise clínica, como o corpo que envelhece é, ao mesmo tempo, onipresente no discurso cultural e social, ocultado nas ofertas da cultura, ou mostrado como apenas totalmente degradado ou morto. Passa-se, então, sem transição, de um discurso prolixo do "envelhecer bem", com suas representações otimistas de pessoas idosas sempre jovens e tonificadas, para um discurso sobre a doença, a enfermidade e o fim da vida, de onde toda processualidade desapareceu.

Palabras clave : Corpo; Desobjetalização; Nostalgia; Narcisismo; Pacto Dénegativo; Envelhecimento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License