SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O corpo da velhice na cultura contemporâneaUma pele para as palavras: sobre a importância dos envelopes sensoriais na clínica psicanalítica com a criança autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

BLOOM, Jill Betz. Teorizações contemporâneas do preconceito: uma perspectiva psicanalítica. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 32-43. ISSN 1677-0358.

Este trabalho aborda, em primeiro lugar, a história das pesquisas sobre a intolerância, ou preconceito, na psicologia social norte-americana. Segundo, aponta o lugar de tais estudos dentro da história social daquele país. Esse tipo de estudo revela as dimensões históricas e culturais do preconceito e, especificamente, mostra as formas irracionais e inconscientes mais modernas de preconceito, que são pouco teorizadas na psicologia social. Apresenta-se, também, uma análise psicanalítica profunda que procura ampliar tanto a teorização do preconceito como seu contexto, para englobar não somente o mundo sócial-cultural, mas, também, o mundo do inconsciente. A este respeito, faz-se uma distinção entre a conceitualização desse tema como fenômeno racional e universal, e as formas "modernas" de preconceito irracional, que podem ser vistas como "sintomas" das ansiedades culturais.

Palavras-chave : História Norte-americana; Intolerância; Preconceito; Psicanálise; História Social.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License