SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Uma pele para as palavras: sobre a importância dos envelopes sensoriais na clínica psicanalítica com a criança autistaAs potencialidades das imagens cinematográficas para o campo da atenção em saúde mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versión On-line ISSN 1677-0358

Resumen

VARGAS, Geovana C.; OLIVEIRA, Isabel Cristina V. de  y  RIBEIRO, Karla Carolina S.. Freud e Hitchcock: comparação de quadros de fobia. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 56-68. ISSN 1677-0358.

A fobia pode ser definida como um medo irracional e persistente, cujo delineamento inicial partiu de estudos realizados por Sigmund Freud. Neste sentido, o presente artigo visa discutir o quadro da fobia a partir de referenciais dicotômicos, a psicanálise e os manuais de diagnóstico psiquiátrico, além de analisar mais aprofundadamente o caso do pequeno Hans tendo como eixo o filme "Quando fala o coração", dirigido por Alfred Hitchcock. A análise demonstrou que o caso Hans ultrapassa as barreiras do tempo, permanecendo um referencial extremamente válido para aqueles que utilizam a psicanálise como ferramenta de trabalho. Além disso, foi possível perceber o elo que liga a arte à vida.

Palabras clave : Fobia; Psicanálise e Cinema; Pequeno Hans.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License