SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Freud e Hitchcock: comparação de quadros de fobiaUm mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos: reflexões sobre sonhos e atos agressivos na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

RAINONE, Francilene  e  FROEMMING, Liliane Seide. As potencialidades das imagens cinematográficas para o campo da atenção em saúde mental. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 69-83. ISSN 1677-0358.

O texto busca discutir as relações entre as imagens do cinema e as imagens da psicose, mediante conceitos teóricos da psicanálise e da saúde mental. Partindo de uma questão central - as imagens do cinema podem ser propositivas para uma construção narrativa na psicose? -, o objetivo geral deste ensaio é analisar, com base em uma prática que utiliza as imagens cinematográficas como mediadora na produção da fala de sujeitos psicóticos, as relações entre imagem e identificações imaginárias. Propomos investigar a possibilidade de - pelas imagens da tela e do que é produzido a partir delas enquanto discursividade - um reordenamento e a inscrição da pulsão no registro da simbolização.

Palavras-chave : Imagens do Cinema; Psicose; Construção Narrativa na Psicose; Identificações Imaginárias; Reforma Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License