SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1As potencialidades das imagens cinematográficas para o campo da atenção em saúde mentalMigração e Phatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

MAIA, Maria Vitória Mamede  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos: reflexões sobre sonhos e atos agressivos na adolescência. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 84-93. ISSN 1677-0358.

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os atos anti-sociais freqüentemente encontrados na clínica com adolescentes. Inicia-se através da apresentação da teoria freudiana sobre os processos psíquicos presentes na formação dos sonhos, objetivando fundamentar sua importância para a economia psíquica no sentido de permitir a simbolização de algumas vivências que permaneceram sem sentido. Posteriormente apresenta a perspectiva winnicottiana sobre o desenvolvimento psíquico infantil naquilo que concerne à de-privação que suscita os atos anti-sociais entendidos como um apelo proferido ao ambiente, por acolhimento e compreensão. Finalizando, propõe uma co-relação entre sonhos e atos anti-sociais na medida em que ambos podem ser compreendidos como uma mensagem que clama por deciframento e compreensão que, uma vez efetivados, permitem a elaboração e a transformação psíquica. O processo psicanalítico é apresentado, então, como um vetor que permite que o paciente recupere sua capacidade de sonhar e, portanto, de se re-criar.

Palavras-chave : Sonhos; Tendência Anti-social; Adolescência; Clínica Psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License