SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos: reflexões sobre sonhos e atos agressivos na adolescênciaOs corpos da vida nua: sobreviventes ou resistentes? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versão On-line ISSN 1677-0358

Resumo

ESCOBARI, Daniela  e  BERLINCK, Manoel Tosta. Migração e Phatos. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 94-103. ISSN 1677-0358.

De acordo com Berlinck "as relações entre cultura e personalidade fazem parte de uma longa tradição antropológica. Mais recente e menos trabalhadas por especialistas, são as relações entre cultura e psiquismo, principalmente quando este inclui o inconsciente freudiano"(Berlinck, 2007, p. 7). Compartilhando desse pensamento, este artigo se propõe a tentar realizar uma possível articulação entre migração e psiquismo a partir da psicanálise e da Psicopatologia Fundamental onde, a partir de um relato de caso será trabalhada a condição páthica do sujeito migrante aproximando a migração ao lugar estrangeiro próprio do analista na clínica.

Palavras-chave : Migração; Psiquismo; Psicopatologia Fundamental; Analista; Estrangeiro.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License