SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Migration and PathosCriticisms regarding psychoanalysis, the phenomenological approach, fundamental psychopathology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

On-line version ISSN 1677-0358

Abstract

ZAMORA, Maria Helena. Os corpos da vida nua: sobreviventes ou resistentes?. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 104-117. ISSN 1677-0358.

O objetivo deste ensaio é explorar o conceito de Foucault de biopoder e suas muitas formas de fixação, colonizando os vários domínios da Vida. Aqui tem-se como fio condutor os escritos mais recentes de Agambem, Fuganti, Pelbart e Costa, entre outros, quando refletem sobre as formas capitalísticas atuais de produzir dominação e violência. Enfatiza-se para isso o conceito de Agambem de "vida nua" _ a vida natural não politizada. Procura-se também pensar que formas de resistência hoje podem ser produzidas. Utilizamos imagens para dar novos significados ao que se "percebe" no cotidiano: propagandas, manchetes de jornais, quadrinhos, bem como fotografias de autores consagrados para compor com o texto um arranjo singular, para fazer pensar.

Keywords : Migração; Psiquismo; Psicopatologia Fundamental; Analista; Estrangeiro.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License