SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Migração e PhatosCríticas à psicanálise, o enfoque fenomenológico, a psicopatologia fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line

versión On-line ISSN 1677-0358

Resumen

ZAMORA, Maria Helena. Os corpos da vida nua: sobreviventes ou resistentes?. Lat. Am. j. fundam. psychopathol. on line [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 104-117. ISSN 1677-0358.

O objetivo deste ensaio é explorar o conceito de Foucault de biopoder e suas muitas formas de fixação, colonizando os vários domínios da Vida. Aqui tem-se como fio condutor os escritos mais recentes de Agambem, Fuganti, Pelbart e Costa, entre outros, quando refletem sobre as formas capitalísticas atuais de produzir dominação e violência. Enfatiza-se para isso o conceito de Agambem de "vida nua" _ a vida natural não politizada. Procura-se também pensar que formas de resistência hoje podem ser produzidas. Utilizamos imagens para dar novos significados ao que se "percebe" no cotidiano: propagandas, manchetes de jornais, quadrinhos, bem como fotografias de autores consagrados para compor com o texto um arranjo singular, para fazer pensar.

Palabras clave : Migração; Psiquismo; Psicopatologia Fundamental; Analista; Estrangeiro.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License