SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Professor eficaz: um instrumento de aferiçãoValidade do Desenho da Figura Humana para avaliação cognitiva infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

BORGES, Livia de Oliveira  y  ARGOLO, João Carlos Tenório. Adaptação e validação de uma escala de bem-estar psicológico para uso em estudos ocupacionais. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.1, pp. 17-27. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi adaptar e avaliar a estrutura fatorial do QSG-12 - Questionário de Saúde Geral. Tal questionário mensura deteriorações menores em saúde mental e é largamente utilizado em estudos ocupacionais. O presente estudo foi desenvolvido com amostras de bancários (N=152), profissionais de saúde (N=136) e desempregados (N=158) em Natal-RN. Os resultados corroboram estudos anteriores, apontando a solução unifatorial como a mais recomendada, mas também mostrou a viabilidade de utilizar solução bifatorial. Encontraram-se diferenças significativas do nível de deterioração mental por situação e por categoria ocupacional. Os resultados encontrados reforçam as qualidades psicométricas do questionário, indicando que sua aplicabilidade em estudos ocupacionais é generalizável para o contexto local.

Palabras clave : Validação; Análise Fatorial; Questionário de Saúde Geral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License