SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Adaptação e validação de uma escala de bem-estar psicológico para uso em estudos ocupacionaisConstrução de um teste de visualização a partir da psicologia cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WECHSLER, Solange Muglia  e  SCHELINI, Patricia Waltz. Validade do Desenho da Figura Humana para avaliação cognitiva infantil. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.1, pp. 29-38. ISSN 1677-0471.

O propósito deste trabalho foi o de verificar a validade de construto do desenho como medida do desenvolvimento cognitivo infantil, utilizando-se como critério as mudanças desenvolvimentais, assim com a comparação com outro teste de funcionamento intelectual. Dois estudos foram realizados, sendo o primeiro com 255 crianças brasileiras (110 meninas e 145 meninos) e 55 argentinas (26 meninas e 20 meninos), oriundas de diferentes cidades, idades variando dos 7 aos 9 anos, e o segundo com 103 crianças brasileiras (53 meninas e 50 meninos), com idades variando dos 9 aos 11 anos. O sistema escolhido para a correção dos desenhos foi o de Wechsler e a medida intelectual foi o Teste Não Verbal de Raciocínio Infantil- TNVRI de Pasquali. Uma Análise da Variância indicou efeitos significativos para idade, país de origem e sexo. As correlações entre o desenho e o TNVRI variaram de r = 0,21 a r = 0,92. Concluiu-se pela validade do desenho, recomendando-se, entretanto, uma melhor padronização do mesmo para diferentes contextos ambientais.

Palavras-chave : Avaliação cognitiva; Desenho figura humana; Desenho infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License