SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Validity of Human Figure Drawing for children's cognitive assessmentSelf-construal scale: corroboration of its factorial structure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ADANEZ, Gerardo Prieto  and  VELASCO, Angela Dias. Construção de um teste de visualização a partir da psicologia cognitiva. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.1, pp. 39-47. ISSN 1677-0471.

Neste estudo descreve-se os critérios teóricos que guiaram o processo de construção de um teste de Visualização, teste este com itens gerados a partir de uma tarefa de Desenvolvimento de Superfícies. Administrou-se a amostras de estudantes do primeiro ano de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista (Campus de Guaratinguetá), estimando-se a dificuldade dos seus itens mediante o modelo de Rasch. Observou-se que a dificuldade dos itens está associada a uma condição da tarefa implicada na habilidade para transformar mentalmente as figuras e para manter ativa a informação espacial durante o processo de transformação. Também verificou-se a utilidade deste teste no diagnóstico do desempenho dos alunos examinados na disciplina Desenho Técnico.

Keywords : Visualização espacial; Desenho cognitivo; Modelo de Rasch.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License